especial · Tendências

Por que eu devo fazer Mamografia? #OutubroRosa

outubro-rosa

Nunca fiz essa espécie de post antes aqui no blog mas acho que chegou a minha vez de dizer para todas as minhas leitoras e meus leitores que possuem pelo menos uma mulher na família, o porque de deve fazer a mamografia. 

Srta do Estilo:

“Com dados de 2012, somente no Brasil, a taxa de mortalidade por câncer de mama foi de 12,1% para cada 100mil casos. A detecção precoce do tumor e início rápido do tratamento aumentam as chances de cura mas o único jeito de ser detectado é fazer o exame. (Dados retirados do site oficial do INCA)”

Esse exame faz parte de um conjunto de ações que auxiliam a detectar precocemente o câncer de mama. Ainda existe dificuldade de acesso à mamografia no Brasil pelo SUS porque os mamógrafos são subutilizados pela falta de funcionários e manutenção.

Mas por mais que ocorra todos esses deslizes do nosso governo com base na saúde da população, nesse caso a saúde da mulher, não se deve deixar e tentar fazer o exame pelo menos uma vez ao ano.

O exame muitas vezes é indicado para mulher com mais de 35 anos pois a possibilidade do exame conseguir constatar com mais precisão os nódulos abaixo dessa idade é muito complicado, pelo fato da mamografia ser mais eficaz e enxergar melhor em tecido gorduroso. Mulheres com mais de 40 anos são obrigadas a fazer o exame!

Srta do Estilo:

” “Mas eu sou muito ocupada não tenho tempo”   – Tempo é uma coisa relativa, para se ter tempo de fazer coisas do dia-a-dia você tem que estar saudável. Então não vá na sua academia hoje e gaste seu tempo fazendo uma mamografia, melhor perder algumas horas hoje do que correr o risco de perder anos da sua vida

No caso de pessoas com próteses mamárias, é feito o ultrasom e a mamografia. O diagnóstico da mamografia é um pouco mais difícil porque a mama não pode ser tão apertada. Algumas manobras, como separar o tecido mamário da prótese, são feitas para alcançar o melhor diagnóstico.

“Ah eu não tenho mais de 35 anos, não vou me preocupar com isso!”  ERRADO! Provavelmente você conhece alguém que  tem mais de 35 anos, provavelmente, sua mãe. Lembre ela que isso é uma coisa que você não pode fazer por ela, pergunte se ela já fez alguma vez  E TENHA ATENÇÃO REDOBRADA CASO JÁ TENHA TIDO CASOS DE CÂNCER DE MAMA NA SUA FAMÍLIA!

E NÃO É SÓ PORQUE VOCÊ NÃO TEVE NENHUM CASO NA FAMÍLIA SIGNIFICA QUE ELE NÃO POSSA SE DESENVOLVER! A maioria das mulheres que tem câncer de mama (85%) não tem histórico familiar da doença.

Os sinais são:

Faça você um exame rápido em casa!

Outubro chegou e com ele a campanha de todos os anos Outubro Rosa também.

Um movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro,.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu não se sabe de como, acredito que por esse feito as pessoas se lembrem durante todo o mês e uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão mais rápida, bastando apenas adequar a iluminação já existente.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Quer saber mais? Conheça o site Outubro Rosa

Vó, mãe, tia, madrinha, madrasta, irmã, amiga  cuide-se!  Eu faria de tudo para você mas essa é a única coisa que eu não posso fazer!

faça o exame!

Beijinhos, MabiB

Anúncios

Deixe sua opinião para nós!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s